terça-feira, 30 de agosto de 2011

Billy The Kid

Eu gosto muito de filmes de faroeste. Acho tosco, e por isso, muito foda. Os tiroteios, brigas, perseguições, enfim, o lance todo. E um dos personagens mais icônicos dos filmes de bang-bang é o Billy The Kid, fora-da-lei que de fato existiu e, como todo sujeito FODA, criam-se lendas em cima.


Foto do Billy The Kid, 4ª mais cara
do mundo, avaliada em US$ 2.300.000

Continue lendo

Billy the Kid é uma lenda no Oeste Americano. Embora tivesse vivido apenas 21 anos foi um dos mais ativos e respeitados fora-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e norte mexicano. A história relata seu envolvimento em dezenas de tiroteios, mais de 20 homicídios, fugas espetaculares e até na liderança de um bando de assassinos em uma guerra particular no Novo México.


Arma que ele usava


Nascido na cidade de New York em 24 de novembro de 1859 com o nome de Henry McCarty, perde o pai logo em seguida. A mãe Catherine muda-se com ele e o irmão para Indiana onde casa-se novamente com Bill Antrim. O primeiro crime de Billy foi aos 14 anos, em Silver City. Ele foi preso em uma lavanderia acusado de roubar roupas, mas foge da prisão e vagueia pelo deserto americano e mexicano praticando furtos de cavalos. Aos 17 anos, no Arizona, pratica seu primeiro homicídio, matando um ferreiro. Foge para o Novo México e dedica ali sua atenção aos furtos de cavalos e mimo ás mulheres mexicanas, com quem adquire boa popularidade. No Condado de Lincoln arruma emprego na fazenda dos Tunstall onde cria forte amizade com o proprietário.
Em 1878 numa disputa por posses de terras entre os Tunstall e outro fazendeiro da região, Jonh Tunstall é assassinado. Tomado por forte sentimento de lealdade e desejo de vingança Billy une-se a um grupo de pistoleiros intitulados "Os Vigilantes" e juram caça aos culpados pela morte de seu estimado patrão.
Os Vigilantes espalham pânico e terror na região executando sumariamente todos os suspeitos de participação naquela disputa de terras. Billy, então, embosca o xerife Brady e seu auxiliar e juntamente com Os Vigilantes vingam-se da morte de Tunstall.
Agora a guerra continua com a participação de forças militares contra Os Vigilantes culminando num longo e sangrento episódio conhecido com a Batalha de Lincoln. Billy escapa ileso, forma novo bando e volta a roubar gado na região.


Os Vigilantes (parte deles)


Fred Waite, um dos Vigilantes que participou
na emboscada ao xerife Willian J. Brady


Pat Garrett, um obstinado xerife do Novo México que também era um grande amigo de Billy the Kid, vendeu a vida do fora-da-lei por dinheiro (Billy era defendido pelos amigos que sempre falaram que ele não era mau e nunca trairia um amigo). Após fracassar num primeiro confronto com Billy The Kid, finalmente surpreende-o num rancho do Fort Summer e o mata a "queima-roupa".
Era 14 de julho de 1881. Terminava assim a carreira daquele jovem pistoleiro que enveredara pelo mundo do crime e viraria um misto de herói e bandido, embora tivesse vivido tão pouco - apenas 21 anos de uma atribulada vida no oeste americano.


Pat Garret fdpfdpfdpfdpfdpfdp


Billy e Pat Garret, antes da trairagem


Distintivo de Pat Garret


Em 1880, o então governador do então Território Novo México, Lew Wallace, teria prometido perdão a Billy. A história se arrastou, e, finalmente, em 31 de dezembro de 2010, o governador do Novo México, Bill Richardson, negou o perdão a Billy.


Nasce a Lenda

Billy the Kid ficou conhecido por inúmeros nomes: William Boney, Kid Antrim, William Antrim, Jr. e, naturalmente Henry McCarty seu nome de batismo.
Mas há os que defendem uma outra identidade para Billy: Brushy Bill Roberts. Segundo estes, Billy teria escapado às balas de Garret e fugido para o México. Depois vagueado pelo oeste e finalmente se estabelecido na cidade de Hico, Texas, onde ficara até morrer, em 1950, como Bill Brushy.
Em meio a fotos, testemunhos e túmulos esta versão tem gerado ainda mais polêmica à incrível e relâmpago vida deste ícone do velho oeste americano: o lendário Billy the Kid, o fora-da-lei.


Bill Brushy, o suposto Billy The Kid sobrevivente do velho oeste


Túmulo de Billy The Kid, o velhote de Hico, México


Túmulo do Billy The Kid morto por Pat Garret, divido com outros
dois Vigilantes: Charlie Bowdre e Tom O'Folliard


Fonte: Wikipedia


Depois invento uma tag pra essa sessão, se virar mesmo sessão AHEUIAEHUIAHEUIAE
@raphaelthekid, o twitter mais mongol do sudeste | Wild Wild West

Nenhum comentário: